segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Irrigação nasal com solução salina. O que se sabe sobre isso?

       O uso de soluções hidroeletrolíticas (salinas), ou mesmo, soro fisiológico,é uma realidade no tratamento adjuvante de doenças de vias aéreas superiores desde o século XIX. No entanto, existem até hoje algumas dúvidas quanto aos resultados de seu uso nesses pacientes.  Está descrito na ciência, que estas soluções favorecem a drenagem de secreções nasais, promovendo uma limpeza na cavidade nasal, da abertura de seios paranasais e nasofaringe. 
       Tal limpeza, tende a restaurar a patência nasal (lúmen nasal desobstruído) e reduzir edemas da mucosa que reveste essa cavidade.    Esse recurso terapêutico, pode então ser utilizado como complementar em doenças como rinite, sinusites e em pacientes em pós-operatório de cirurgias nasais, agindo na redução de mediadores inflamatórios (histaminas, prostaglandinas D2, Interleucinas) na secreção nasal.
       Vários estudos foram realizados, afim de demonstrar resultados do uso das soluções na cavidade nasal, em doenças respiratórias. Algumas autores demonstraram que os benefícios superam suas desvantagens, pelo fato de a maioria dos pacientes terem bons resultados na aplicação do soro. É importante destacar, que a controversa do uso dessas soluções está relacionada principalmente a osmolaridade.
       A solução mais comumente indicada é a de 0,9% de NacL, e enquanto alguns autores cometam ser esta a mais fisiológica para uso no nariz, outros estudos demonstraram que essa composição, hipotônica, considerando a osmolaridade do muco nasal, apesar de favorecer a limpeza  nasal, pode ter um  potencial deletério no epitélio respiratório, como a proliferação glandular intraepitelial e redução do batimento ciliar (que move o muco em direção a nasofaringe).  Esses mesmos estudos demonstraram que soluções hipertônicas (Ex:. 1,2% de NacL) teriam melhores resultados, não apresentando esses efeitos indesejáveis.
       Na Fonoaudiologia, a solução mais utilizada é a de 0,9% de NaCl, na qual foram vistos bons resultados clínicos, como adjuvante no restabelecimento do modo respiratório nasal*, além de resultados positivos por meio do registro da aeração nasal com espelho de altmann, quando associado a massagens nasais. Lembrando que, seu uso é sempre associado a outras estratégias de promover o uso funcional do nariz.
      Diante disso, vemos a necessidade de outros estudos que melhorem a compreensão acerca do uso desses recursos na prática clínica fonoaudiológica, principalmente pela carência de pesquisas com o tema em nossa área de atuação.   
        Deixo os artigos que serviram como referência para a construção deste post abaixo.      * O restabelecimento do modo respiratório é afetado por características individuais do paciente.  Abraços.

   
Links: 
         
      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário