domingo, 28 de setembro de 2014

Importância do autoexame para prevenção do câncer de boca.

        

       O câncer de boca é uma patologia que acomete tanto região de lábios, como da cavidade oral.   Possui uma alta incidência mundial e estima-se mais de 14 mil novos casos em 2014, no Brasil.   
        Os fatores de risco principais para esse tipo de câncer são, ter idade acima de 40 anos, vício em fumar cachimbos  e cigarros, bebida alcoólicas, exposição excessiva ao sol, que são potencializados se houver casos na família.
         Segundo pesquisas, a melhora do prognóstico em pacientes acometidos por essa doença esta diretamente relacionada a rapidez com que é feito o diagnóstico, evitando assim uma maior extensão das sequelas no sistema sensório motor oral.
         Uma forma simples e rápida para investigar a possível ocorrência do câncer de boca é o exame das estruturas da cavidade oral, que é realizado por profissionais de saúde.  No entanto, este pode ser feito por todas as pessoas na forma de autoexame, com intuito de potencializar a prevenção. 
         Segundo o setor de estomatologia da UNIFESP, este consiste em inspeção visual e palpação, devendo ser realizada em frente ao espelho com boa iluminação. Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas no autoexame bucal, foi criada a sigla:  BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato).   Que sugere as estruturas a serem observadas.
         Deve-se observar alterações da coloração dos lábios, assim como seu aspecto, feridas que não cicatrizam na mucosa da cavidade oral, inchaços, caroços e lesões com ou sem dor.
         Abaixo, pode-se observar um vídeo informativo produzido pela UNIFESP, que mostra os passos da realização do autoexame.

BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato)
 
 

Referências: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário