quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PRAAT: Uma opção econômica na análise acústica da voz.

    




   Muitos quando saem da graduação, sentem dificuldades na utilização de softwares para analisar acusticamente a voz dos pacientes.  Tal dificuldade esta relacionada diretamente ao preço dos programas convencionais o que faz como que alguns profissionais procurem os softwares de licença gratuita.
         Um deles é o PRAAT, que foi desenvolvido por Paul Boerma y David Weenink, do Institute of Phonetic Sciences, university de Amsterdam.   
        Apesar de apresentar um interface pouco amigável e um pouco difícil de manuseio, o PRAAT apresenta algumas funções de análise de voz bem interessantes, como: Análise espectográfica, dados sobre pitch, intensidade, formantes, jitter e shimmer, além de informações numéricas mais detalhadas sobre estas variáveis.
        A partir deste software puder fazer uma análise simples e demonstrativa, utilizando a vogal /a/ sustentada, em emissão natural.   Na figura 1, é possível observar a tela de análise inicial do PRAAT, já com o som selecionado.  Nesta é possível ver a configuração do traçado sonoro acima e abaixo um espectograma com duas linhas coloridas.  A linha azul, refere-se a frequência média registrada (123,4 HZ) e a amarela a intensidade média da emissão (73,15 dB).  Nas linhas abaixo observa-se a duração total da emissão (8,94 segundos).  Na figura 2, é mostrado um relatório mais detalhado sobre a emissão, onde existem dados relacionados a média, mediana, moda e desvio padrão da frequência.
              Na figura 3 observa-se um relatório diferente relacionado a dados do jitter da emissão, relacionado a irregularidades da frequência.
             Além de uso em som sustentadas o PRAAT pode ser bastante útil também na análise de registros de fala, sendo um recurso complementar não só na avaliação, mas também na terapêutica de alterações na voz e na fala.
              O PRAAT pode ser baixado no site http://www.praat.org , e um tutorial para facilitar seu uso, está disponível para download no seguinte link: http://www.usp.br/gmhp/soft/praat.pdf  .

Figura 1
Figura 2
Figura 3


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário