Apesar do dia de atenção à respiração oral ter sido no 14 de agosto de 2014, a atenção a esta condição clínica, que trás tantos prejuízos estruturais e funcionais no indivíduo, deve ser mantida constantemente.
Para isto, o Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-SBFa, desenvolveu materiais didáticos que podem auxiliar qualquer pessoa na identificação da respiração oral em familiares e amigos.
No autoexame, são feitas perguntas sobre o modo respiratório, alterações nas vias aéreas superiores e sintomas da respiração oral. lembrando que se os sinais forem confirmados, serão necessárias avaliações de outros profissionais,como Alergista, Fonoaudiólogo, Ortodontista e Otorrinolaringologista.
Abaixo pode-se observar o autoexame de respiração oral, além de uma ficha com sinais de presença deste modo respiratório. Coloco também o link para fazer download destes documentos no formato PDF, no próprio site da SBFa.
autoexame |
Sinais da respiração oral |
Lembrando que a respiração oral pode acometer as pessoas em qualquer idade, no entanto as repercussões mais sérias ocorrem nas crianças e adolescentes, nos quais ainda esta ocorrendo o desenvolvimento das estruturais crânio-faciais. Com isso, a atenção à respiração oral é crucial pois ela pode gerar alterações no crescimento dos ossos da face, gerando disfunções dentárias importantes e portanto alterações funcionais que comprometem a alimentação, fala e respiração.
Segue abaixo um link para um artigo que explica melhor sobre a respiração oral em crianças .
Link:
http://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=departamentos&id_depto=5&tpc=cinza
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992004000500014&script=sci_arttext
http://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=departamentos&id_depto=5&tpc=cinza
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992004000500014&script=sci_arttext
Nenhum comentário:
Postar um comentário