Um estudo publicado no dia 02 de outubro de 2014, na The Cell Press Journal Neuron, mostrou que nossa memória é mais eficaz quando o aprendizado está associado a curiosidade. Em outras palavras, existem mecanismos no nosso cérebro que facilitam o aprendizado sobre algo, como também influencia no tempo de retenção do conteúdo.
Na pesquisa os participantes foram expostos a várias perguntas comuns, onde as respostas eram dadas com certo tempo de atraso e durante este intervalo eram mostraram faces de pessoas comuns . Em seguida foram realizados testes de memória, envolvendo o conteúdo apresentado previamente. Além disso, durante nos testes os participantes eram avaliados através de ressonância magnética funcional.
Os resultados mostraram que quando os sujeitos tinham maior curiosidade em saber as respostas das perguntas, a informação era melhor apreendida. O mais interessante é que quando a curiosidade era despertada no momento das perguntas, a memória para as faces melhorava mesmo sem estas serem necessariamente curiosas, corroborando com a autenticidade de um mecanismo cerebral de otimização do aprendizado.
Outro achado interessante foi que nas imagens de ressonância magnética, no momento que os participantes indicaram maior curiosidade, a atividade cerebral aumentou em regiões ligadas a recompensa, como também em áreas do hipocampo.
Segundo o Dr. Matthias Gruber, da Universidade da Califórnia em Davis, principal autor do estudo, "Tais descobertas potencialmente fornecem implicações de longo alcance para o público, porque elas revelam insights sobre como uma forma intrínseca de motivação-curiosidade afeta a memória. estes resultados sugerem maneiras de melhorar a aprendizagem na sala de aula e em outros ambientes".
Para maiores informações deixo abaixo o título do artigo e o link para acessá-lo.
Título: How curiosity changes the brain to enhance learning
Link para o artigo: www.cell.com/neuron/abstract/S0896-6273(14)00804-6
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